quinta-feira, 17 de julho de 2008

BOSSA NOVA


Essa semana tive a excelente oportunidade de ir ver a exposição dos 50 anos da Bossa Nova, na Oca no Parque do Ibirapuera. Recomendo a todos quanto tenham um desejo pela experiência de conhecer uma Brasil elegante, um pais sensível e aberto a um rimar diferente e uma vivência regada de elegância, molejo e muito charme. Cresci rimado pelos versos de Vinícius de Moraes e cantarolando a melodia de Tom Jobim, lembro de uma importante amiga sempre pedia para eu deixar de ouvir, como pudera deixar de desfrutar tremenda complexidade e elegância. Não nego a tremenda influência em meus textos graças a esse estilo de vida, não tenho vergonha de assumir ter essa vontade de viver uma eterna BOSSA em minha vida e experimentar sempre a alma NOVA, degustar a doce e suave nota que para muitos é totalmente dissonante, mas para minha vida tem um soar tão harmônico.
Enquanto caminhava pelo pavilhão da exposição pude alem desfrutar da bela música, da impecável decoração e do ar boêmio, consegui admirar e me alegrar da excelente companhia de uma amiga. Enquanto sentávamos para ouvir músicas, comentários e documentários pude admirar, contemplar e compreender uma distinta diferente entre seus detalhes. Observava e buscava compreender a diferente entre seus detalhes e sua história. Como pudera alguém ter vivido a vida oferecida a ela ainda sim demonstrar tamanha beleza e ternura e sempre estar aberto com um sorriso típico e formado por seu charme. Caminhávamos pela exposição, conversávamos e eu em muitos momentos me mantive calado e observando, buscava sempre compreender e fazer a ligação entre uma história e todo aquele momento.
Agora feliz por ter desfrutado de tremendo prazer, alegre por ter visto uma exposição tão bela e significativa pela sua relevância em minha história e ainda mais por ter ido na companhia de uma pessoa tremenda. Lembro perfeitamente de cada momento, isso torna um momento em um eterno filme com sua própria trilha sonora e seus atores que viver sem show em sua vida. Quando cheguei em casa no final da noite tentei escrever um texto, queria externar a alegria daquele dia, buscava colocar para fora como havia sido prazeroso aquela tarde. Comecei a escrever, havia escrito os dois primeiros parágrafos desse texto e parei. Não conseguia terminar, simplesmente não achava as palavras. Eu havia perdido o propósito inicial dos meus textos, notei estar perdendo um pouco meu foco, havia pegado o gosto pelo elogio e estava me tornando uma pessoa que escrevia simplesmente para receber elogios e me alegrar com os comentários. Pensava ter perdido a sinceridade de minhas palavras e temia ter trocado a originalidade de meus sentimentos pela barganha dos elogios. Então havia decidido não mais escrever.

Hoje, alguns dias após a minha decisão de não mais escrever, Deus colocou no meu caminho um clipe onde o compositor falava sobre uma situação tão difícil em sua vida e mesmo assim Deus dera a ele uma música para ajudar a louvar no momento difícil. Fiquei impressionado com a situação do compositor, seu amigo estava a caminho da morte, o câncer consumia o corpo dele, mas Deus confortava a todos. Então eu lembrei da minha amiga, lembrei das inúmeras situações difíceis na qual Deus permitira a ela viver, lembrei da minha vida das dificuldades em caminhar firme tendo sempre o chão se mostrando instável. A música diz assim: “Quando não consigo mais sentir, quando minhas feridas não saram. Senhor, humildemente me ajoelho e me escondo em ti. Senhor tu és a minha vida. Então não me importo de morrer, contanto que eu esteja escondido em ti...”.
Quando escrevi meu primeiro texto eu tentava mostrar ser possível louvar a Deus nos momentos difíceis. Hoje tenho mais claro o quanto é possível isso. O quanto devemos confiar em Deus, depositar nossa vida nas mãos de Deus e nos momentos onde parece ser tão difícil o caminhar, lembrar das palavras “quando sou fraco é que o Senhor me faz forte.” Não somos capazes por nós de suportar as dificuldade da vida, mas somos capazes de vence-las se motivados por Deus e certos que em Cristo seremos vencedores.
Um longo dia havia passado, estava meio preocupado com minha amiga, desejo o melhor desse mundo para ela, mas estava meio preocupado. Orei a Deus, coloquei a vida dela diante de Deus, tinha certo para mim o cuidado de Deus para com seus fieis e ainda não conheci ninguém tão fiel. Coloquei diante de Deus essa amizade, estava orando e colocando para Deus que cuidasse dela e sempre proporcionasse a ela tremenda paz e a realização de seus sonhos. Enquanto pensava nela Deus foi permitindo lembrar das inúmeras pessoas que passaram pela minha vida. Eu havia prometido a uma amiga em potencial surpreendê-la, mostrar a ela algo tremendo, não da forma como talvez alguém possa pensar, mas simplesmente demonstrar a ela o quanto ela é especial e tem tamanho valor. Enquanto tirava o dia para pensar fui lembrando de pessoas generosas, de amigos indescritíveis e de pessoas onde um dia eu abençoei e me abençoaram.
Agora lembro o que me faz escrever, sei por que externo meus sentimentos pelas minhas palavras. Faço isso para nunca esquecer de depositar minha vida nas mãos de Deus e sempre agradecer a Deus pela maravilhosa graça de ter a companhia de pessoas tão maravilhosas e de sempre manter vivo em mim, por mais charmosa que a Garota de Ipanema possa caminhar ela ainda vai se prostar a fidelidade de Deus e ao confiar, no qual minha vida hoje tem um propósito.
“Minha meta é longa, meu objetivo é claro, meu desejo é grande, minha vontade é infinita e minha causa é DIVINA.”

3 comentários:

Anônimo disse...

Uhuuul =) ficou ótimo!! continue assim, cara! depois conversamos ok?
beijoes ;)

Mariana Marcolino dos Anjos disse...

Oi Lu!!!
obrigada pelas palavras e pelo carinho sempre!!
obrigada por me observar tanto e deposi comentar sobre o q observou, isso é bom pra mim!! :)
Que Deus abençõe grandemente a sua vida!
Ele sempre tem o melhor pra nós e planos perfeitos com td q passamos e só temos q dar graças por isso!!
Um gd bjo!!!

Anônimo disse...

Pra nao dizer que nao falei das flores....
Bem articulado, bom vocabulario, otima estrutura.
E isso ai, continue escrevendo... apesar disso nao levar a lugar nenhum hehehee...